7º CÍRCULO

A VIDA DA FAMÍLIA DE NAZARÉ

E o menino crescia...

Lc 2,39-40.51-52

 

Acolhida

 

  • Canto Inicial.
  • Criar um bom ambiente. Dar as boas-vindas. Colocar as pessoas à vontade.
  • Breve memória do encontro anterior.
  • Invocar a luz dos Espírito Santo.

 

1. Um fato da Vida que nos faz pensar

A Pastoral da Criança da comunidade São Pedro, em Vila Velha/ES, a cada ano faz uma bonita celebração de Natal, agradecendo todo o desenvolvimento das crianças e famílias durante o ano. Neste ano, as famílias acompanhadas fizeram uma surpresa para as líderes, chamando muitas outras famílias que já foram acompanhadas e as crianças que agora já estão com mais de seis anos. Compareceu muitas crianças que já estão com 13 a 15 anos de idade e que já foram acompanhadas pela Pastoral da Criança. As crianças falaram como estão indo bem nos estudos, participando da Igreja, com boa saúde, felizes com suas famílias. A emoção das líderes era visto pelas lágrimas de felicidades, pois as crianças colocavam da importância da Pastoral da Criança na vida delas. Foi o melhor presente de Natal que se pode oferecer para uma pessoa da Pastoral da Criança, ver o desenvolvimento saudável das crianças.

A criança manifesta sua saúde nas brincadeiras, na curiosidade, na vontade em aprender e em participar da vida da casa. Ela também quer fazer tudo sozinha, demonstrando sua vontade. A criança vai descobrindo e aprendendo. Mas ela não pode fazer tudo o que quer. Os pais, os irmãos, a família e a comunidade devem mostrar que existem limites. Dura é a tarefa de educar uma criança. Vamos conversar sobre isto.

  • Como fazer para que nossas crianças tenham um desenvolvimento saudável e integrado?
  • Quais as informações presentes no Guia do Líder que ajudam a acompanhar o desenvolvimento de uma criança na nossa comunidade?

2. Um texto da Bíblia que ilumina a Vida

 

  • Preparação.
  • Introdução à leitura do texto: Nosso texto de estudo são quatro versículos que nos dão uma idéia de como era a vida da família de José, Maria e Jesus na casa deles em Nazaré. Durante a leitura vamos prestar atenção nas informações transmitidas pelo texto a respeito de desenvolvimento de Jesus. Leitura lenta e atenta do texto: Lc 2,39-40.51-52.

Perguntas para a reflexão
1. De que você mais gostou neste texto? Por quê?
2. A partir das informações do texto, como deveria ser a vida da família de Nazaré?
3. O que o texto fala do desenvolvimento do menino Jesus?
4. O que tudo isso ensina para nós hoje?

 

3. Celebrar e partilhar a Vida em forma de oração

Sugestões para a celebração

  • Colocar em forma de oração tudo aquilo que refletimos sobre a Palavra de Deus, sobre nossa vida e nosso trabalho na Pastoral. Como refrão após cada prece digamos: DAÍ-NOS VOSSA SABEDORIA, SENHOR!
  • Rezar um salmo. Sugestão: Salmo 127 (126) – Os filhos são uma herança do Senhor.


4. Voltar para casa e testemunhar a Vida Nova

  • Formular um compromisso pessoal ou comunitário no trabalho da Pastoral.
  • Terminar o encontro com a oração do Pai-Nosso.
  • Canto Final.

 

Preparar o próximo encontro

  • No próximo encontro vamos meditar sobre a vida que Jesus transmite para a filha de Jairo. O texto de estudo será Mc 5,21-24.35-43.
  • Distribuir as várias tarefas da acolhida e da leitura do próximo encontro
  • Marcar data e local do próximo encontro.

 

AJUDA PARA O GRUPO

A família é uma das instituições que mais sentiu os violentos processos de mudanças decorridos com a implantação do sistema neoliberal em nosso país. As violências praticadas contra a família visavam a desestruturação e a desagregação dos membros, possibilitando aumentar o número de pessoas individualizadas, possíveis consumidores. Nosso texto de estudo de hoje mostra que Jesus se volta para a sua família em busca de crescimento e de graça. Nesta vida de família o menino ia crescendo, ficando forte e cheio de sabedoria. Um bom ambiente familiar se faz necessário para que nossas crianças cresçam e se desenvolvam.

Nossas práticas pastorais devem sempre mais reforçar os laços familiares, promovendo um profundo espírito de comunhão entre as pessoas que residem de baixo do mesmo teto. Que a família possa ser um espaço de formação e de educação para nossas crianças e jovens. Formar pessoas conscientes, unidas em comunidade familiar, abertas para a partilha e para a solidariedade, tal deve ser nosso maior objetivo pastoral com as famílias.

Banner Home Direita museu da vida

Banner Home Direita museu da vida

Banner Home Direita museu da vida

Banner Home Direita museu da vida