1 - Capacitação para o controle social da área de saúde
O objetivo do desenvolvimento desta estratégia é a capacitação de um Articulador da Pastoral da Criança no Conselho de Saúde, em cada um dos mais de 4.000 municípios onde a Pastoral da Criança está organizada no país.
O Articulador é responsável pelo preenchimento e envio mensal da Folha de Acompanhamento do Conselho de Saúde, FAC - Saúde;
Nos municípios onde a Pastoral da Criança tem conselheiro municipal de saúde, o Articulador normalmente é o próprio conselheiro da Pastoral da Criança no Conselho de Saúde.
Considerando que a FAC - Saúde tem como um dos seus indicadores a Mortalidade Infantil do município, inicialmente estão sendo capacitados Articuladores nos municípios com menos de 150 mil habitantes, onde a média de Mortalidade Infantil pode variar de 1 a 3 mortes de criança cada mês.
O programa conta com capacitadores em cada estado do país. Os Articuladores dos municípios são capacitados por meio de oficinas de 16 horas
2 - Participação mensal nas reuniões ordinárias do Conselho Nacional de Saúde - CNS, titular da CNBB no CNS
3 - Desenvolvimento, atualização e manutenção da base de dados na Internet, especialmente das estatísticas por município e novidades sobre o controle social.
4 - Formulação de resposta com pesquisa e fornecimento de informação às perguntas que enviadas via e-mail, carta e fax;
5 - Publicação dos boletins "REBIDIA", destinado aos conselheiros, com tiragem de 32.000 exemplares em cada edição e enviados para todas as coordenações de ramo e de setor do país.
6 - Articulação com o CONANDA - Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, para construção de uma política que garanta os direitos da população Infanto-Juvenil do país.
7 - Articulação com o Conselho Nacional da Assistência Social
8 - Convocação aos candidatos durante as eleições. A Pastoral da Criança, em conjunto com a REBIDIA, aproveitam as eleições para convocar os candidatos. O objetivo da convocação é garantir propostas de campanha comprometidas com a luta contra a corrupção e com a construção de condições para a melhoria da qualidade de vida da população, especialmente de mulheres e crianças.