O VALOR DA INFORMAÇÃO

A informação é ferramenta indispensável nas atividades de planejamento, execução, acompanhamento e avaliação de qualquer política, programa ou projeto dos setores privado, estatal ou da sociedade civil.

No Brasil, o desenho de políticas públicas e formação de conselhos voltados para a infância e adolescência têm sido dificultado por vários motivos. Entre eles podemos citar:

  • Baixa disponibilidade de informações precisas, atualizadas e desagregadas por setores, regiões e grupos sociais específicos;
  • Dificuldade de acesso aos dados existentes por parte das populações mais distantes e pobres;
  • Deficiência na capacitação de pessoas para lidar com os dados existentes e transformá-los em políticas, programas e projetos concretos.

Como resultado deste cenário, a alocação de recursos na área de Políticas Sociais tem sido, na maioria das vezes, insuficiente e de baixa eficiência no que diz respeito aos processos de planejamento, execução e avaliação.

REBIDIA

A REBIDIA - Rede Brasileira de Informação e Documentação sobre Infância e Adolescência – nasceu em 1996. É um instrumento a serviço de todos os interessados na questão da infância e adolescência, com especial ênfase nos conselheiros e formuladores de políticas públicas, operadores e gerentes de projetos para o setor, sejam de origem governamental ou não governamental.
Trata-se de um sistema descentralizado de documentação e informação sobre infância e adolescência, gerenciado pela Pastoral da Criança.
São cobertas pela REBIDIA áreas do conhecimento tais como:, políticas públicas na área da saúde, assistência social, Direitos da Criança e do Adolescente, Educação; ações sociais, educação, desenvolvimento infantil, segurança alimentar, estatísticas e indicadores sócio-econômicos.

ACESSO A CAPACITAÇÃO

O Compromisso da REBIDIA é a criação de múltiplos canais de acesso à informação e documentação, bem como promover a capacitação, através de um processo de educação continuada, dos seus usuários.
O acesso de usuários da REBIDIA foi desenhado de tal forma a compreender uma ampla e variada gama de canais formais e informais, de alta e baixa tecnologias. Incluem-se nesta estrutura:

  • Meios impressos, como o Boletim REBIDIA
  • Meios eletrônicos como correio eletrônico e página na Internet;
  • Meios convencionais, como o telefone, fax e correio.

Além de arregimentar e processar dados e documentos, a REBIDIA desenvolve uma série de ações relacionadas com a capacitação de recursos humanos.
Neste sentido realiza cursos, seminários e outros eventos, que permitem melhorar o impacto da ação direcionada à solução dos problemas da Infância e Adolescência, por meio da ação de Conselhos nos três níveis de Governo.

REBIDIA - UMA PARCERIA EM CONSTRUÇÃO

Os desafios de implementação da REBIDIA apontam para a necessidade de construção de uma rede de parcerias comprometidas com sua sustentação e continuidade.
Inicialmente assumiram os primeiros passos da REBIDIA as seguintes instituições, todas elas com uma história de contribuições às causas da Criança e do Adolescente:

A consolidação da REBIDIA consiste em sua capacidade de atendimento das demandas sociais e de seu poder de mobilização e catalização de esforços e interesses comuns.
Disseminação de práticas sociais capazes de produzir impactos positivos na qualidade de vida das crianças e adolescentes brasileiros é o eixo principal da ação dos parceiros da REBIDIA.


 
 
 
 
 

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