Campanha primeira dose imediata é tema de estudo na Universidade de Juiz de Fora. A estudante Renata da Rocha Lopes pesquisou o assunto no Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Curso de Especialização em Gestão Pública de Organização em Saúde como requisito para obtenção do título de especialista. Vide ficha catalográfica.

A campanha primeira dose imediata  tem o objetivo de alertar a população sobre o impacto na saúde ao ministrar a primeira dose de antibiótico nas unidades básicas de saúde logo após a consulta, em especial, nos casos de crianças com suspeita de pneumonia. “Quanto mais cedo começar o tratamento, mais fácil é a cura” é a mensagem da Campanha que está fazendo uma grande mobilização da sociedade, com voluntários e articuladores da Pastoral da Criança nos conselhos municipais de saúde de todo o país.

A iniciativa da estudante Renata conta com um panfleto para realizar a sensibilização e conscientização para que a gestão local faça a administração da primeira dose de antibiótico para as crianças na Unidade Básica de Saúde (UBS).

As cidades do Brasil têm a obrigação de priorizar obras de saneamento que atendam a maioria da população. As obras precisam ser bem planejadas, utilizar as melhores técnicas, os materiais adequados, com preço justo. Isso é o mínimo que se espera dos administradores públicos, pagos com nossas contribuições e eleitos para promover o bem comum. Todas as pessoas dependem do bom funcionamento do saneamento. Tanto as comunidades em áreas urbanas quanto rurais necessitam planejar o acesso à água segura, o destino e tratamento do esgoto e do lixo, e as drenagens para prevenir inundações com as água das chuvas.

O Boletim Rebidia disponibiliza na edição Nº 40, informações que contribuem para o enfrentamento de necessidades atuais relacionadas com a água e o destino do esgoto e do lixo. Leve estas informações para os debates nas conferências e conselhos de políticas públicas de sua cidade. Precisamos motivar as pessoas para mudar a relação que existe com o ambiente em que vivemos.

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) publicou o texto-base da Campanha da Fraternidade Ecumênica  (CFE) de 2016,  que será realizada em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o objetivo de debater com a sociedade questões do saneamento básico a fim de garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida aos cidadãos.

 

Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, sem jurisdição, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Ele atua em situações em que elas são vítimas, como nos casos de abuso sexual, maus tratos e abandono, entre outras ocorrências. Mas não é só isso. Entre suas atribuições, também estão ações preventivas e a articulação com diversos órgãos e instituições que formam uma Rede de Proteção à criança e ao adolescente.

Uma oportunidade ímpar de envolvimento e participação efetiva da população será durante a escolha dos conselheiros tutelares que acontece no próximo dia 04 de outubro de 2015. Com a nova proposta de processo de escolha dos conselheiros tutelares, com data unificada em todo o território nacional, todos podemos participar desse processo. É importante aproveitar para conhecer os candidatos, se realmente apresentam o perfil que queremos e se são pessoas que têm atitudes corajosas para responder às necessidades da população. Acesse mais informações.

 
 
 
 
 

Visitantes

Temos 21 visitantes e Nenhum membro online